Nessas artes, vadiava.
(Ana Avelar). O antropólogo sul-africano Archie Mafeje (1936 – 2007) denunciou aquilo que encobria a noção de alteridade: a divisão entre um Eu e um Outro colocava o segundo passivamente como objeto de investigação do primeiro. Essa relação de domínio epistemológico era mais do que apenas meio de subjugo do território: impedia qualquer leitura da diferença a partir de critérios propostos pelos próprios indivíduos.
Conversa entre Luiz Camillo Osorio e Helô Sanvoy. LCO – Fale como foi o começo de sua trajetória. Ela se deu junto ao Grupo EmpreZa? Como é a relação entre o coletivo e seus trabalhos individuais?
Acredito que a questão de como surge uma trajetória em arte é bem incerta. Cada vez mais, tenho entendido que essa coisa de fazer arte vai ganhando corpo durante a vida, sem momento específico. Talvez esteja relacionada a uma vontade de lidar com os mistérios das coisas do mundo e/ou com determinadas realidades internas. Durante a infância, em Goiânia, eu morava ao lado do Morro da Serrinha.
Entrevista para Revista Desvio. Helô, você nasceu em Goiânia e é licenciado em Artes Visuais, como foi sua trajetória artística durante a graduação?
O que não pode ser dito ou… sobre apagamentos.
(Marília Panitz). Em um mundo tratado como legível, como abordar os hiatos de significação? No texto, na imagem e na letra… no indizível. Como lidar com o que não é lido? Cicatrizes indeléveis, estas marcas podem estar inscritas no fundo de nossos olhos, como filtros para se ver através, determinando toda a possibilidade de sentido. Haverá, então, informação (textual ou imagética) que seja, realmente, uma novidade para o humano? (...)
(Wagner Barja). E S P A Ç O em branco para uma possível clarividência da informação
.
Entrevista Paço das Artes / Projeto 2022. Caso você tivesse de definir as grandes linhas- estras/diretrizes de sua poética, que palavras/temas/questões parecem governar seu pensamento e dominar sua produção artística? Que obras representaram, para sua poética, os grandes divisores de água, a partir das quais você entende um passo/amadurecimento marcante em sua trajetória? Por quê?